terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LIVRO IMPRESSO COM PRODUÇÃO LITERÁRIA DOS ALUNOS

  EDUCOMUNICAÇÃO
Educomunicação e a produção literária de jovens estudantes.

Este livro impresso com textos em prosa e verso traz a produção literária dos alunos do professor Durval Filho, da disciplina de Literatura, da E E Maestro Frederico Liebermann. Foi desenvolvido no Conecta Escola com pareceria das Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos. O livro impresso está dentro de uma das  ações do Projeto Jovem de Futuro que, em parceria com a SED, financiou sua realização. A manhã de autógrafos e lançamento do livro ocorrereu dia 7/12/2012, às 9 horas, nas dependências da escola, sito à Av. Monte Castelo, 50, Bairro Monte Castelo, Campo Grande, MS. Estavam presentes os alunos autores e seus convidados, além da comunidade escolar e convidados ilustres.
Foram produzidos dois livros digitais e um impresso.


 JUSTIFICATIVA

A partir da necessidade de tornar as aulas de Literatura mais atraentes e fazer com que os alunos se interessem em produzir textos criativos, através da intertextualidade, além de levá-los a habituarem-se com a prática da leitura de clássicos fez-nos acreditar neste trabalho. Tornou-se então oportuno aprimorar a prática educomunicativa, através da utilização do hipertexto e hipermídia. Assim, o caminho proposto é através da produção de livros digitais e na sua eventual publicação em blogs e em papel impresso.






 METODOLOGIA

Hernández (2009) critica a maneira de lecionar em que o professor assume uma postura meramente transmissiva e sugere que tanto o professor quanto o educando se transformem num pesquisador. Com o aluno assumindo uma postura de sujeito do processo, abandonando a passividade de ser mero receptor, assim a aprendizagem realmente acontece.

A teoria da educomunicação norteou a criação do site escolar Greinernet e por nós estudada, com mais afinco, desde a monografia de conclusão de curso de GUIMARÃES FILHO (2006, p.57), onde defendemos sua utilização para “democratizar a comunicação entre os membros da comunidade escolar, desde o zelador até o diretor, passando pelos pais e alunos; fortalecendo o diálogo, a tomada de consciência crítica e criativa” de todos.

Portanto, a perspectiva teórica do projeto é a educomunicação, nova área de intervenção social que alia comunicação com educação, a fim de propiciar ao aluno o protagonismo e uma maior capacidade de fazer “leitura crítica” das diferentes mídias.

Paulo Freire com sua pedagogia defende a postura do professor como mediador, alguém que, a partir do conhecimento do aluno, favorece o aprendizado incentivando a ser um sujeito ativo, sempre a partir das suas próprias experiências. Assim sendo, trabalhar com hipertexto e hipermídia aprimora o aprendizado a partir destas perspectivas acima apresentadas.













                                                                                              

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