sexta-feira, 1 de junho de 2012

Escritores da liberdade e Diário de Anne Frank









ESCRITORES DA LIBERDADE E O DIÁRIO DE ANNE FRANK
As professoras de artes, Língua Portuguesa, História, literatura e Professora gerenciadora de tecnologias educacionais juntamente com os alunos do 9º, 1º, 2º  e 3º estão fazendo uma análise e reflexiva dos filmes "Escritores da liberdade" e "O diário de Anne Frank", uma vez que no filme "Escritores da liberdade" a personagem da professora  (interpretada por Hilary Swank) em uma cena do filme faz referencia ao livro "O diário de Anne Frank".



 O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues.



          Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar.



        Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o  Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.



             Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade. 



           Após assistir ao filme os alunos farão produções de textos e irão produzir trabalhos artísticos utilizando figuras de linguagens, resenha crítica do filme, diário de bordo, história em quadrinhos entre outros, na sala de tecnologia utilizarão o blog da escola para postar comentários sobre os filmes  e pesquisas na internet sobre o tema. 

Links para os alunos pesquisarem:





3 comentários:

Anônimo disse...

O filme se basea em uma história onde uma mullher decide virar uma professora,onde ela fica com a pior sala do colegio,começa a dar sua aula e os alunos tratam ela mal,mas ela decide investir e tenta mudar a vida e o pensamento dos alunos,mas no começo é dificil,pois são muito rebeldes.Mas ela quer fazer algo que possa muda-los.Mas a diretoria não ajuda ela,entao ela começa a trabalhar em outro emprego para comprar livros para os alunos,e incentiva os alunos,entao ela compra um caderno para cada aluno,para contar sobre suas vidas,acontecimentos,frases,partes de música.Os alunos entao começam a contar e ela vai sabendo um pouco de cada.Mas sua relaçao com o marido vai diminuindo casa vez mais.Com isso ela vai mudando cada vez mais os alunos,ate que eles,apesar de muitos diferentes,entre brancos,latinos,negros,etc..
Começam a se relacionar uns com os outros,e esquecem de suas diferenças,e com o tempo,cada vez mais se aproximando uns com os outros,alunos e professora,ela leva eles para um passeio,e muda os alunos.Então eles entram em contato com uma escritora,onde ela vai visitalos,no final eles nao querem se separar e querem ela como professora do ano que vem.Com tudo isso,ela muda os alunos,e incentiva a ser algo na vida

Kaique Soares Sandim 3°D

David Paredes ( Junior) disse...

Muitas vezes a realidade que os jovens vivem em casa, como a violência doméstica, as drogas , a prostituição, o desemprego entre outros fazem com que eles procurem uma solução nas ruas e lá se envolvem em situações crueis, como exemplo, as gangues mostradas no filme.
Esta realidade está presente em nossa sociedade, no mundo. E estes jovens com as mentes travadas pelos terrores causados por estas circunstâncias e por não acreditarem mais em si mesma e até por acharem que ninguém acredita, eles continuam a praticar o mal. Até que num momento alguém os dispertam novamente para o mundo, os fazem sentir especiais, capazes e acreditarem na mudança deles.


Aluno: David Paredes Campos Junior nº03 3º ano D

Gabriela Rodrigues(Gaby) disse...

um filme que nos faz pensar e refletir, de como levamos a vida. De quanto podemos aprender com os erros e acertos, do dia dia e de que há pessoas com mais problemas do que você...

Aluna: Gabriela Rodrigues Da Silva n°: 9
3° D