quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Alunos do 2° ano faz releitura do quadro Girassóis de Van Gogh

Alunos do segundo ano da EE Maestro fazem a releitura da obra de Vicent Van Gogh - Girassóis, orientados pela professora Ana Cássia (Artes).














Doze girassóis numa jarra é considerada uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês. Ao se estabelecer em Arles, Van Gogh "descobre" o sentido da cor e da luz; é neste período que a sua obra sofre a chamada "explosão da cor". Embora  ele tenha chegado a dar textura às superfícies com extrema sensibilidade, a tinta grossa aplicada à tela — conhecida como empaste — tornou-se a marca registrada de sua obra.
“Ao exagerar nas cores”, Van Gogh explicava ao irmão Theo, “quero expressar-me com força”. As cores, para ele, não descreviam meramente os objetos, mas davam-lhes sentido. E nenhuma outra cor o fascinou tanto como o amarelo, que no Japão simbolizava a amizade. E representava a glória do sol e o trigo dourado — em resumo, era a cor da criação. Até mesmo em seus quadros noturnos o amarelo desempenha papel fundamental.

Um comentário:

Professora Edma disse...

O blog tem várias informações importante, é interessante que insira a legenda nas imagens e faça uma pequena descrição de como aconteceu o trabalho em sala de aula.