O “reconhecimento” é um dos fatores de sucesso mais importantes para nós. Pouco adianta atingirmos um determinado sucesso se não formos reconhecidos. Mas a luta ainda não terminou para uma escola inclusiva!
Parabéns a Equipe e em especial ao Intérprete Allan Gonçalvez Reguera
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, consequentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala.
Art. 2o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Nesta perspectiva é dever da escola atender às necessidades de "todos" estudantes surdos, pois as atitudes não devem partir somente dos professores, mas de todos que trabalham neste estabelecimento educacional. Pensando nisto o Intérprete Alan demonstra neste vídeo o avanço da Escola Maestro Frederico Liebermann para a construção de uma Escola Inclusiva, ainda falta muito, mas os primeiros passos já foram dados...!!!!
Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem.
O papel da escola ao trabalhar Temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social. (PCNs)
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
10 de Setembro de 2014, aconteceu a primeira reunião pedagógica para as ações do Projeto Juntando os Cacos no período noturno... Confira o vídeo....!!!!! Tem mais ações para este ano!!!!