quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alunos demonstram a propagação das ondas sonoras

Alunos do segundo ano do Ensino Médio demonstram na aula de física como as ondas sonoras produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso, o ar.
 As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso, o ar.

 ma característica do som é a sua velocidade de propagação. A velocidade de propagação de uma onda sonora não depende da sua frequência, mas, sim, exclusivamente, do meio em que ela se propaga. Assim, podemos dizer que, em determinado meio, as ondas sonoras se propagam com a mesma velocidade.

Utilizando materiais simples como bacia plástica, filme pvc, caixa de som e açucar os alunos fizeram a demonstração da propagação do som.
Confira no vídeo

terça-feira, 29 de maio de 2012

TV Brasil Pantanal e Detran-MS lançam programa direcionado a jovens: “Se liga” mistura informação, diversão e trânsito


Programa SE LIGA

Estreia neste sábado (2 de junho), o programa “Se liga”, uma parceria da TV Brasil Pantanal e Detran-MS.  Direcionado a jovens de 16 a 24 anos, o programa quer trazer informação sobre trânsito de uma forma descontraída.

O diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira conta que “queremos envolver o jovem que já tem carteira de habilitação, e  aquele que está pensando em daqui a pouquinho começar a dirigir, a ter a sua responsabilidade no trânsito. Mas de uma forma muito inteligente, alegre, gostosa, falando na mesma linguagem deles.”




A cada semana, um assunto em destaque. Especialistas, técnicos e autoridades darão dicas para a formação de um motorista mais consciente e preparado para estar na rua. A apresentação é de Beth Félix, diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, e do jornalista Thiago Fraga. Para Beth, o programa tem um desafio a mais: “Sempre fui entrevistada, e não entrevistadora; é uma grande expectativa. Mas o que esperamos mesmo é contribuir com o sistema de trânsito, com a diminuição dos acidentes – este é o principal objetivo do Se liga”.

Hildney Alves Oliveira, coordenador de Políticas para Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação, participou da gravação do primeiro programa: “Queremos destacar a questão dos acidentes, que tem crescido demasiadamente. Este programa vem contribuir neste sentido: informar o nosso jovem para um trânsito com menos acidentes”.


Na plateia do programa, jovens de escolas de ensino médio e universidades de Campo Grande participam e tiram as dúvidas com os convidados. Mariângela Yule, diretora-presidente da TV Brasil Pantanal, comenta que “os estudantes vão ter chance de fazer perguntas para quem entende do assunto, e aprender sobre este tema tão importante. Porque é assim que vamos ter condutores esclarecidos, que se preocupam com eles e com os outros.”






O Se liga também vai apresentar quadros fixos, e um game onde estudantes respondem perguntas sobre trânsito.  Tudo isso ao som um DJ diferente, toda semana.

Claudinei Pecois, diretor do programa, define: “O público pode esperar muito conteúdo ligado ao tema trânsito, mas de uma forma dinâmica e atraente.” Uma parte das reportagens preparadas para o programa vai ser disponibilizada na internet. “Não dá para chegar ao jovem sem interatividade. Teremos na nossa página, inclusive, material inédito feito especialmente para a rede. Isso sem perder o foco na informação. É assim que teremos melhores motoristas e um trânsito mais seguro, que é o que todo mundo quer”, conclui.







estreia sábado (2 de junho) às 13 horas  na TV Brasil Pantanal, canal 4 da TV aberta e 15 na Net
Horário alternativo: quarta-feira, 18h30
Twitter: @seligams
Facebook.com/programaseliga

Escolas podem agendar participação na plateia pelo 3318-3820