terça-feira, 23 de setembro de 2014

A importância do reconhecimento

O “reconhecimento” é um dos fatores de sucesso mais importantes para nós. Pouco adianta atingirmos um determinado sucesso se não formos reconhecidos. Mas a luta ainda não terminou para uma escola inclusiva!


Parabéns a Equipe e em especial ao Intérprete Allan Gonçalvez Reguera

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, consequentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala.
Professor Reginaldo Oliveira

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002

Art. 2o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Nesta perspectiva é dever da escola atender às necessidades de "todos" estudantes surdos, pois as atitudes não devem partir somente dos professores, mas de todos que trabalham neste estabelecimento educacional. Pensando nisto o Intérprete Alan demonstra neste vídeo o avanço da Escola Maestro Frederico Liebermann para a construção de uma Escola Inclusiva, ainda falta muito, mas os primeiros passos já foram dados...!!!!


Culminância do trabalho de Física, apresentado pelas turmas do 2º ano do ensino médio.



Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem.
O papel da escola ao trabalhar Temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social. (PCNs)

quinta-feira, 11 de setembro de 2014


10 de Setembro de 2014, aconteceu a primeira reunião pedagógica para as ações do Projeto Juntando os Cacos no período noturno... 
Confira o vídeo....!!!!!
Tem mais ações para este ano!!!!