quinta-feira, 28 de junho de 2012

PRONATEC


Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011.O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas  a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

O pronatec que antes era direcionado a alunos do segundo ano do Ensino Médio, abre vagas também para o terceiro ano do Ensino Médio.

As inscrições se encerram no dia 06/07 de 2012 não perca essa chance, acesse o site abaixo e faça já a sua

 http://www.pronatecms.com.br

FESTA JUNINA DO MAESTRO

 

 

Venha participar do Arraiá do Maestro

E o arraíá do Maestro vai tá pra lá de animado sô, ocê num pode ficá de fora dessa minha gente, venha participar da nossa festa junina e animar ainda mais essa festa que acontecerá no sábado dia 30 de junho de 2012 na escola Maestro, Av. Monte Castelo, 50.

Lançamento do projeto jovem de Futuro

A escola Maestro Frederico Liebermann lançou no dia 20 de junho o projeto Jovem de futuro, porém as ações do projeto já estão sendo desenvolvidas desde abril de 2012. Os alunos assistiram a um Vídeo motivacional e conheceram as ações do agente jovem, seu papel e suas atribuições dentro do projeto.








O projeto "Jovem de Futuro" é direcionado a alunos do Ensino Médio com o objetivo principal de diminuir a evasão escolar e melhor o IDEB

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Alunos do integral participam de torneio de Futsal



Alunos do mais educação período integral participam de torneio de futsal.


Os alunos do sexto ao nono ano que fazem parte do projeto "Mais Educação"
participam no período vespertino de torneio de futsal, sendo que os times vencedores receberam premiação até o tereceiro lugar.










Projeto Cidadania

As professoras de Lingua Portuguesa e Geografia Lisene martins e Mírian Gualberto estão desenvolvendo na escola no noturno o Projeto Interdisciplinar de incenivo a leitura "Cidadania". As atividades do projeto estão proporcionando momentos de leitura de jornais, revistas com o objetivo de despertar o hábito a leitura e consequentemente incentivando uma forma descontraída de habituar-se a ler e interpretar textos relacionados a relidade a fim de  melhorar a produção escrita, dissertação, vocabulário, coesão e coerência nos textos produzidos pelos alunos.
Os alunos demonstram interesse pelas aulas pois, a leitura e atividades são direcionadas e além da  leitura os alunos criam painéis e pequenos textos sobre as noticias selecionadas.


                               








sexta-feira, 15 de junho de 2012

LIVRO DIGITAL ACABA DE SER PUBLICADO

 

 

LIVRO DIGITAL ACABA DE SER PUBLICADO 

ESCOLA ESTADUAL maestro frederico liebermann






O projeto "livro digital" foi elaborado pelo professor Durval Filho e contou com o apoio de toda equipe pedagógica da escola e sala de tecnologia e recursos midiaticos. O projeto faz parte de uma das ações do Program jovem de futuro em parceria com Unibanco. Os alunos produziram as imagens nas aulas de artes e os textos e paródias de músicas de Exílio sob a orientação do professor Durval nas aulas de literatura.

CAMPO GRANDE, MS, JUNHO DE 2012
alunos na sala de aula produzindo as releituras




alunos na sala de tecnologia produzindo os textos

Aula de artes
alunos produzindo releitura para o livro digital











 E agora galera não perca tempo, acesse a página do livro digital e confira o trabalho brilhante desses pequenos escritores!

http://maestromultimidia.blogspot.com.br/http://maestromultimidia.blogspot.com.br/

 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Alunos do Ensino Médio tem aula de microscopia óptica

Os alunos do Ensino Médio tiveram aula de microscopia e puderam observar protozoários ao microscópio óptco.
O estudo teve como base em um representante dos ciliados, é fundamental para a compreensão de como protozoários unicelulares suprem as mesmas necessidades vitais básicas dos animais, isto é, metazoários.





 

OBJETIVOS
  • Reconhecer as organelas de Paramecium.
  • Associar organelas com funções.

Ao microscópio estes organismos parecem locomover-se rapidamente, pois sua velocidade é multiplicada pelo aumento empregado.
Os alunos perceberam a importância de se lavar as mão e esterelizar os alimentos, além de aprender a mexer no microscópio e compreender como funcionam as lentes de aumeto.

Cursinho Maestro

Já esta acontecendo na EE Maestro a pleno vapor as aulas de recuperação de
conteúdo nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa


Matemática 
 Matutino                                                      
 terça-feira  11:30 as 12:30                         
 sexta-feira 11:30 as 12:30 
 
 Nourno:    
Terça-feira 18:10 as 18:45

Língua Portuguesa

 Matutino                                                  
segunda -feira  11:30 as 12:30                          



Nourno:  
sexta-feira 18:10 as 18:45

PRONATEC

Processo Seletivo Unificado de Inverno 2012/2 - Cursos Técnicos - PRONATEC

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

 http://www.pronatecms.com.br

 

 

 


 


 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Premiação dos melhores alunos da EE Maestro Frederico Liebermann




PREMIAÇÃO DOS ALUNOS COM MELHORES MÉDIAS NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2012

No dia 11 de junho de 2012 os cinco primeiros alunos de cada turma que atingiram melhores médias em todas as disciplinas receberam premiação interna. Essa foi uma forma de incentivar os alunos a melhorar seu aproveitamento escolar. Além dos alunos homenageados os pais também receberam um livro. Os prêmios foram doados pelas editoras Sipione, Atica e FTD.










sexta-feira, 1 de junho de 2012

Escritores da liberdade e Diário de Anne Frank









ESCRITORES DA LIBERDADE E O DIÁRIO DE ANNE FRANK
As professoras de artes, Língua Portuguesa, História, literatura e Professora gerenciadora de tecnologias educacionais juntamente com os alunos do 9º, 1º, 2º  e 3º estão fazendo uma análise e reflexiva dos filmes "Escritores da liberdade" e "O diário de Anne Frank", uma vez que no filme "Escritores da liberdade" a personagem da professora  (interpretada por Hilary Swank) em uma cena do filme faz referencia ao livro "O diário de Anne Frank".



 O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues.



          Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar.



        Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o  Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.



             Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade. 



           Após assistir ao filme os alunos farão produções de textos e irão produzir trabalhos artísticos utilizando figuras de linguagens, resenha crítica do filme, diário de bordo, história em quadrinhos entre outros, na sala de tecnologia utilizarão o blog da escola para postar comentários sobre os filmes  e pesquisas na internet sobre o tema. 

Links para os alunos pesquisarem: